Como Começar do Zero no Marketing Digital

//Como Começar do Zero no Marketing Digital

Como Começar do Zero no Marketing Digital

Como começar do zero no marketing digital

Um problema muito comum na vida daqueles que conhecem o mundo do marketing digital e do empreendedorismo online é aquela sensação de estar perdido por não saber por onde começar.

A quantidade enorme de informações e cursos disponíveis no mercado somados as inúmeras possibilidades de negócios acabam fazendo com que muitos “travem”. Não sabem que nicho escolher, se criam um curso online, um e-book ou se trabalham como afiliados.

Não entre em pânico, porque você veio ao lugar certo para acabar com suas dúvidas e começar do zero. Marketing digital é uma parte importante de qualquer estratégia para blogueiros e donos de empresas físicas. Neste artigo você vai descobrir como começar do absoluto zero no marketing digital e conquistar uma renda ou viver desse mercado que é altamente lucrativo. Se você está perdido e não tem ideia de como começar o seu negócio online esse texto foi feito para você.

Você tem um negócio online, mas não sabe por onde começar uma estratégia de marketing digital? Você gostaria de saber todos os passos que você precisa seguir para tirar proveito dos recursos que oferece Internet? 

As novas estratégias de marketing digital estão levando as empresas a maneiras inovadoras de anunciar seus produtos e serviços. Este cenário desencadeou a necessidade de começar a criar e concentrar seus recursos na comunicação usando as tendências atuais.

Não é difícil iniciar completamente do zero no marketing digital através da Internet, especialmente quando se tem uma grande gama de opções. Mas em primeiro lugar, é importante entender o que isso realmente representa.

O marketing digital é parte integrante da estratégia global de marketing que cada empresa deve ter. Agora, para que você possa desenhar uma estratégia online, é essencial seguir os passos certos.

Por que as redes sociais são importantes para o marketing digital? 

Não pense que estar em todas as redes sociais causa mais presença online, como Facebook, Instagram, Youtube, etc. Você deve investir apenas naquelas em que se encontra o público-alvo de interesse do seu negócio e, assim, você será capaz de se conectar com ele.

O próximo passo é fazer auto-promoção de produtos. Além disso, programar conteúdos através de um blog e impulsionar o negócio focando em estratégias de marketing online. Essa é uma ferramenta poderosa que pode não só ajudar a cumprir as metas, mas dar mais visibilidade ao seu negócio, transmitir confiança e facilitar o posicionamento da empresa em diferentes motores de busca.

Campanhas de SEO

O que é SEO? Trata-se de um conjunto de ações, que, se bem feitas, podem ajudar a posicionar melhor um site nos motores de busca como o Google, subindo posições se obtém mais visitas em seu site na web.

Otimizar sua marca nos motores de busca para que os usuários possam encontrar seus produtos e serviços é essencial. Ela é alcançada através do trabalho de palavras-chave relacionadas com seu tema, otimizando o seu site a partir de sua estrutura de conteúdo.

Portanto, você deve realizar um estudo de palavras-chaves para melhorara seu negócio. Quer que o seu website (sua marca) esteja no topo do motor de busca? Certamente a resposta é um sonoro “sim”. 

Todo mundo quer ter o seu negócio em primeiro lugar; a luta para subir escadas em ordem de importância imposta pelos motores de busca requer perseverança, trabalho e acima de tudo muita estratégia, mas é claro que é possível alcançar o primeiro lugar.

O que tem que fazer? Começa a otimizar seu site agora. É importante verificar a sua estrutura, analisar o conteúdo da sua página, levar em conta que você vai precisar de ajuda de um especialista em programação web e uma pessoa de conteúdo especializado que desenvolva a identidade da marca com uma linguagem fresca e nova que chame a atenção dos usuários da rede.

E-mail Marketing

Além de ser uma ferramenta muito eficaz, é um canal direto que permite que você alcance as pessoas que tem afinidade com seu tema. Mas se não cuidar da forma certa, os e-mails podem acabar na pasta de lixo ou spam.

Como evitar isso? Procure listas de contatos do seu segmento, cuide da redação e da escrita, ofereça vantagens e descontos e, sobretudo, forneça um conteúdo de interesse e valor para os usuários nos boletins de notícias.

Atrair seus potenciais clientes através do seu conteúdo: A redação gera persuasão através de gatilhos mentais, que é o melhor aliado para seduzir os usuários que entram no seu site ou em sua loja online.

Quando você está vendendo online seus produtos ou serviços, a desvantagem é que os usuários não podem cheirar ou diretamente tocar nos produtos. Portanto, para tomar uma decisão de compra, você só pode convencer através de imagens e palavras. 

Facebook Ads

Não se esqueça de investir em publicidade on-line: A partir do Facebook Ads (anúncios no Facebook) e do Google Adwords (anúncios na busca do Google), você pode melhorar a publicidade e para isso você não precisa ter um grande orçamento e assim terá a vantagem de ser capaz de monitorar e medir os resultados de todas as campanhas.

Se todos estes passos forem seguidos quando você traçar a estratégia de marketing digital será bem sucedido. Uma vez que isso tenha sido feito, é preciso analisar os resultados regularmente.

 

Não Compre Mais Um Curso

É muito comum vermos iniciantes no marketing digital comprando vários e vários cursos e não colocando nada do que eles ensinam em prática. Se você é um desses saiba que você já consumiu conteúdo mais que suficiente para iniciar seu negócio online.

Então você precisa deixar de ser um estudante profissional e realmente colocar a “mão na massa”. É só com a prática de verdade que você vai conseguir ver quais são os seus erros e aquilo que ainda precisa aprender.

Existem muitos cursos bons por aí, mas também há muito conteúdo bom gratuito na internet. Não há problema algum em comprar novos cursos, mas nenhuma teoria substitui “entrar em campo”.

Por mais que você estude mesmo assim surgirão problemas ou coisas que você não saberá fazer, mas isso faz parte da vida de um empreendedor e você vai conseguir ultrapassar esses obstáculos.

Portanto se você ainda não começou a trabalhar com marketing digital porque acredita que precisa estudar mais é provável que isso seja só uma desculpa que você criou graças ao medo de falhar. De qualquer forma você vai cometer algum “deslize” e quanto antes você começar mais tempo vai ter para corrigir essas falhas.

Então não procrastine o seu inicio na marketing digital.

O que Você Quer?

O primeiro passo para trabalhar com marketing digital é definir qual será o seu primeiro passo. Você precisa definir em qual área vai atuar e de que maneira vai fazer esse trabalho. A melhor maneira de descobrir isso é levando em consideração suas aptidões, gostos e condições.

É importante focar em uma única coisa. Para tomar essa decisão importante você pode analisar aspectos como sua capacidade de investimento e o tempo que você vai disponibilizar para essa nova tarefa.

Se você quer somente um complemento para a renda talvez não seja indicado criar um curso online porque isso vai tomar muito do seu tempo. Nesse caso a melhor alternativa seria através do marketing de afiliados.

Talvez você não tenha dinheiro para investir então a melhor  opção para você é apostar em estratégias que não envolvam gastar com anúncios. Você pode criar um blog que apareça na primeira página do Google, por exemplo, como alternativa.

Talvez você tenha grande habilidade com a escrita então o ideal para você é criar um blog. Mas pode ser que você prefira gravar vídeos então a melhor estratégia será criar um canal no Youtube. Também existe a possibilidade de você não querer fazer nada disso e uma boa opção seja simplesmente criar anúncios no Facebook.

O importante é você definir o que vai fazer e onde vai fazer. Então se você vai divulgar produtos como afiliado, escolha um produto e um canal de vendas. Um exemplo de estratégia é: Você vai vender o produto X através do Facebook.

Depois que você definiu de como forma vai trabalhar esse será o seu único e exclusivo foco na internet por enquanto. O maior problema daqueles que estão começando é querer fazer tudo ao mesmo tempo. Dessa forma não conseguem atingir resultado em nenhuma estratégia.

Coloque em Prática

Você já definiu qual vai ser sua estratégia agora é hora de coloca-la em pratica. Você precisa criar um passo-a-passo para seguir. Por exemplo, se você vai vender através do Site. Para atingir os resultados você precisa criar um cronograma efetivo para sua rotina diária. Um exemplo seria:

• Dia 1 – Criar o site, Blog.

• Dia 2 – Criar o primeiro artigo

• Dia 3 – Postar nas redes sociais.

A partir do momento que você tem esse cronograma bem definido a sua única “obrigação” será segui-lo.

Análise dos Resultados

Uma vez que você colocou seu planejamento em ação é hora de analisar o que deu certo e deu errado. Para isso é preciso muita atenção às métricas do seu negócio.

Você pode observar quais  anúncios tiveram um retorno positivo. Quantas visitas o seu site teve em comparação a quantidades de vendas e muitas outras análises que podem ser feitas.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que você pode medir todos os seus resultados. A partir do momento que você tem dados concretos você pode replicar aquilo que funcionou e deixar de fazer aquilo que não te trouxe respostas positivas.

Quando você tiver atingido resultados consistentes com a estratégia que escolheu você pode começar a “escalar” o seu negócio.

Se você trabalha com trafego pago, por exemplo, pode aumentar os seus investimentos em anúncios. Se você produz conteúdo pode aumentar ainda mais essa produção. Esse é o momento também que você acrescentar outras estratégias ao seu negocio.

Se você seguir o que foi dito no texto certamente vai conseguir trilhar seu caminho no marketing digital. Aparecerão alguns obstáculos pelo caminho, mas a recompensa sem duvidas valerá a pena.

 

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário…

By |2018-05-22T21:47:47+00:00Maio 22nd, 2018|Marketing Digital|Comentários fechados em Como Começar do Zero no Marketing Digital

About the Author:

This website uses cookies and third party services. Ok